/Da comunidade Vidigal ao Louvre, chef brasileira estará à frente de um restaurante no renomado museu em Paris

Da comunidade Vidigal ao Louvre, chef brasileira estará à frente de um restaurante no renomado museu em Paris

A jornada de Alessandra Montagne teve início na comunidade do Vidigal, onde nasceu e enfrentou o abandono parental ainda em sua infância. Transferida para viver com os avós em Poté, Minas Gerais, aos 22 anos, ela embarcou para Paris com poucas expectativas, sem imaginar as transformações que aguardavam sua vida.

Atualmente à frente de dois restaurantes em Paris, o Tempero e o Nosso, Alessandra conta com ninguém menos que Alain Ducasse como seu mentor gastronômico. Ducasse a convidou para assumir a operação de um dos restaurantes no Museu do Louvre pelos próximos 10 anos.

A trajetória de Alessandra foi marcada por desafios. Criada pelos avós na zona rural de Poté, ela aprendeu desde cedo a arte da culinária, desossando porcos, preparando doces do zero e colocando literalmente a mão na massa. Aos 11 anos, sua mãe reapareceu, casada com um suíço, e aos 16, Alessandra enfrentou um casamento conturbado marcado por violência.

Em 1999, buscando uma mudança, decidiu passar alguns meses em Paris com sua mãe. Essa decisão inesperada transformou-se em uma nova vida repleta de desafios e, claro, sucessos.

Alessandra, enquanto fazia amizades na cidade, se tornou a responsável pelas comidinhas nos encontros com os novos amigos. Ela se matriculou na Médéric, uma escola de cozinha e hotelaria em Paris, incentivada pelos amigos, e se destacou como a melhor aluna da turma, ganhando um curso de confeitaria como presente.

Depois de trabalhar para Adeline Grattard, chef francesa, e lutar por quatro anos para trazer seu filho André para a França, Alessandra decidiu abrir seu próprio restaurante, o Tempero, no 13ème arrondissement de Paris. O sucesso foi imediato, e Alain Ducasse, impressionado, tornou-se seu mentor na gastronomia.

Em 2020, ela vendeu o Tempero para abrir o Nosso, que oferece uma cozinha mais gastronômica e enfatiza a sustentabilidade, compostando todos os resíduos não utilizados. Agora, Alessandra enfrenta o desafio de comandar um dos restaurantes do Museu do Louvre, sendo parte de um seleto grupo da “Geração Ducasse”.

O projeto no Louvre envolve a reforma completa dos espaços, programada para ser concluída até o final de 2024, quando os novos chefs assumirão suas posições. Alessandra Montagne está entusiasmada com essa oportunidade única, que promete trazer uma abordagem criativa e compartilhamento de conhecimento para a gastronomia no museu. Mais detalhes serão divulgados pelo Louvre em breve.

Redação ANH