/Nesta sexta-feira (16), Ceará receberá volume máximo de água proveniente do projeto de Transposição do Rio São Francisco

Nesta sexta-feira (16), Ceará receberá volume máximo de água proveniente do projeto de Transposição do Rio São Francisco

Devido à previsão de chuvas abaixo da média neste ano, o Ceará receberá, a partir de sexta-feira (16), o máximo de água disponível pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco. A informação foi compartilhada pelo governador Elmano de Freitas (PT) em suas redes sociais, após ter seu pedido de liberação de água aceito pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Segundo Elmano de Freitas, a água será liberada na vazão de 6,5 metros cúbicos (m³) por segundo, do município de Jati em direção ao açude Castanhão. O ofício enviado ao MIDR em 2 de fevereiro destacou o prognóstico climático da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) para 2024, indicando 45% de probabilidade de chuvas abaixo da média histórica nos meses de fevereiro a abril.

O documento ressaltou a iminência de uma possível crise hídrica, considerando “crucial a implementação de medidas preventivas e emergenciais, visando minimizar os impactos sobre a população e a economia local”.

“Agradeço ao ministro Waldez Góes e ao presidente Lula pelo compromisso em atender, prontamente, essa importante medida que visa minimizar os efeitos da escassez hídrica para os cearenses. Continuaremos trabalhando na implementação de ações preventivas e emergenciais para a convivência com a estiagem em nosso estado”, expressou Elmano de Freitas após ter seu pedido atendido.

Redação ANH/CE