/População de Maceió e visitantes agora têm acesso a uma inovação tecnológica para o descarte de lixo na capital

População de Maceió e visitantes agora têm acesso a uma inovação tecnológica para o descarte de lixo na capital

Maceió apresenta uma inovação na gestão urbana com a implementação de nove contentores subterrâneos para lixo orgânico, reciclável e rejeitos. A operação desses dispositivos teve início nesta quarta-feira (7), abrangendo locais estratégicos como o calçadão da orla lagunar, na Avenida Senador Rui Palmeira, Vergel do Lago, o calçadão da Avenida Dr. Antônio Gouveia, Pajuçara, e a Avenida Silvio Viana, Ponta Verde.

Esses contentores subterrâneos utilizam o Sistema de Contentores Subterrâneos (SCS), uma tecnologia amplamente adotada na Europa e ainda pouco explorada no Brasil. Essencialmente, os resíduos são armazenados abaixo do solo, proporcionando uma estética urbana mais agradável, sem a presença de lixeiras transbordando.

Moacir Teófilo, diretor-presidente da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), responsável pela implementação e manutenção dos contentores, destacou a responsabilidade dessa abordagem para armazenar resíduos em locais de grande movimentação. Ele ressaltou os benefícios em termos de melhoria visual dessas áreas, facilidade no trabalho de coleta e trânsito de pedestres.

A Alurb planeja instalar mais seis desses equipamentos no canteiro principal do Benedito Bentes.

Redação ANH/AL