/Recife foi premiado nacionalmente na categoria de “Cidades Inteligentes”

Recife foi premiado nacionalmente na categoria de “Cidades Inteligentes”

O Recife ganhou mais uma condecoração nacional. A prefeitura garantiu o primeiro lugar no Prêmio Brazilian Awards, na categoria “Cidades Inteligentes”, com o projeto Eita Recife.

Este projeto de inovação aberta é parte integrante do processo de transformação digital dos serviços públicos oferecidos à comunidade.

A premiação, uma das mais esperadas do evento, foi anunciada durante o Smart City Expo Curitiba, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do país.

A capital pernambucana competiu com mais de 300 projetos inscritos de todo o país e avançou para a fase final junto com as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

O prêmio foi entregue pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e recebido pela secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Florêncio.

O Eita! Recife tem se destacado no Brasil por seu compromisso com a inovação aberta dentro da estrutura municipal. Foi o projeto selecionado para concorrer ao prêmio.

Essa categoria enfatiza práticas voltadas para o uso de tecnologia visando tornar as cidades mais modernas, utilizando dados para criar ferramentas que auxiliem a gestão na prestação de serviços cada vez mais eficazes à população.

Esse trabalho, dentro da Prefeitura do Recife, envolve esforços das equipes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, através da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e da Executiva de Transformação Digital, além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O Eita! Recife foi criado em 2022 com o propósito de organizar, planejar e executar processos que permitam a implementação de projetos inovadores baseados em tecnologia.

Identificando problemas destacados pelos diversos setores da Prefeitura do Recife, são lançados desafios públicos em busca de soluções criativas, economicamente viáveis e sustentáveis, que se tornam políticas públicas de gestão, melhorando a oferta dos serviços públicos municipais.

Com dois anos de existência, já foram realizados dois ciclos de inovação aberta. A viabilização desses processos conta com o Marco Legal das Startups e os Contratos Públicos para Soluções Inovadoras (CPSI), sendo Recife a primeira capital brasileira a utilizar esses recursos jurídicos que facilitam a condução dessa vertente da transformação digital.

Essa organização e maturidade conferem ao Recife contratações simplificadas, facilitando a adesão de empresas de tecnologia de diferentes portes para empreender com segurança jurídica dentro da estrutura pública governamental.

“Este é o primeiro prêmio que recebemos em 2024. Reflete o sucesso da jornada de inovação aberta em Recife. Desde 2022, quando iniciamos essa trajetória, já foram mais de 20 prêmios nacionais e internacionais que reconhecem esse trabalho, cujo objetivo é oferecer serviços públicos de qualidade”, explica Breno Alencar, diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados da Emprel.

Prefeitura do Recife teve reconhecimento nacional (Foto: Prefeitura do Recife)

Redação ANH/PE