/A endoscopia da coluna representa o tratamento mais avançado para hérnia de disco

A endoscopia da coluna representa o tratamento mais avançado para hérnia de disco

Sensações de formigamento, dores na coluna e nas pernas, dificuldades de movimento e até mesmo para erguer objetos são alguns dos sintomas frequentemente experimentados por pacientes diagnosticados com hérnia de disco, um distúrbio que se caracteriza pelo desgaste dos discos intervertebrais, levando à compressão da raiz nervosa ou da medula espinhal. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 80% da população global é afetada por essa condição. No Brasil, em 2023, tornou-se a principal razão para afastamento do trabalho. Com uma taxa de sucesso significativa e uma abordagem minimamente invasiva, a endoscopia da coluna está revolucionando o tratamento da hérnia de disco de maneira moderna e inovadora.

O neurocirurgião do Hospital Jayme da Fonte, Claudio Falcão, descreve o procedimento: “A cirurgia é realizada através de uma incisão de apenas sete milímetros na coluna do paciente, seguida da introdução de um endoscópio, um pequeno tubo equipado com uma câmera e luz na ponta. Esta técnica representa o que há de mais avançado para o tratamento da coluna lombar atualmente, resolvendo cerca de 80% dos problemas comuns nessa região.”

As principais causas da hérnia de disco incluem o envelhecimento, predisposição genética e hábitos de vida pouco saudáveis, como o tabagismo e a falta de exercício físico. O diagnóstico é realizado através de histórico médico, exame físico para verificar possíveis sintomas de sensibilidade reduzida ou fraqueza muscular, teste de Lasègue para avaliar a compressão nervosa, e exames de imagem, como a ressonância magnética. O tratamento varia conforme a gravidade do quadro, com opções que vão desde repouso absoluto, uso de medicamentos para alívio da dor e fisioterapia, até procedimentos cirúrgicos, necessários em apenas 5% dos casos.

A endoscopia da coluna também é empregada no tratamento da estenose lombar da coluna vertebral, caracterizada pelo estreitamento do canal medular na região lombar. Geralmente recomendada para pacientes idosos, os mais afetados pela estenose e pela artrose, a cirurgia permite aliviar a compressão óssea sobre a medula e os nervos, oferecendo uma recuperação mais rápida e menos invasiva.

Além dos benefícios em termos de modernidade e sucesso no tratamento, a endoscopia da coluna proporciona uma recuperação mais rápida e uma menor agressão aos músculos, reduzindo o risco de infecção e permitindo aos pacientes retomar suas atividades diárias sem o receio de reincidência dos problemas na coluna.

O Hospital Jayme da Fonte, reconhecido como um polo de excelência na área da saúde em Pernambuco, destaca-se pelo atendimento de urgência e emergência, incluindo neurologia e neurocirurgia. Contando com uma equipe médica altamente qualificada e um centro de diagnóstico por imagem equipado com tecnologia de ponta, o hospital oferece um atendimento humanizado, confortável e seguro aos pacientes.

(Francisco Silva/DP )

Redação ANH/PE