/Próximo sábado, dia 13, Maceió promoverá Dia D, evento de vacinação contra Influenza

Próximo sábado, dia 13, Maceió promoverá Dia D, evento de vacinação contra Influenza

Com o intuito de ampliar a cobertura vacinal contra a Influenza em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organiza o “Dia D” de Vacinação contra a Influenza no próximo sábado, 13 de abril, das 8h às 17h, em várias unidades de saúde da capital.

A campanha nacional, que teve início em 25 de março e continua até 31 de maio, visa reduzir os contágios, complicações, internações e mortalidade decorrentes da Influenza na população-alvo da vacinação. A vacina disponibilizada é trivalente e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

O público-alvo da campanha inclui crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, povos indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, trabalhadores de saúde, professores, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança, profissionais das Forças Armadas, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, entre outros.

Além das unidades de saúde, a vacinação também ocorrerá em pontos fixos e volantes, como shoppings e centros de atendimento ao turista. Para idosos acamados, é possível realizar o cadastro para vacinação domiciliar através do contato telefônico ou e-mail disponibilizados.

É importante ressaltar que, mesmo para pessoas que apresentaram reações alérgicas após o consumo de ovos, a vacina pode ser administrada sob supervisão médica adequada. Nesses casos, é necessário realizar agendamento prévio com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Redação ANH/AL