/Representante da Secretaria das Mulheres participa de debate no Consórcio do Nordeste sobre políticas públicas de gênero

Representante da Secretaria das Mulheres participa de debate no Consórcio do Nordeste sobre políticas públicas de gênero

Na terça-feira (16), Zenaide Lustosa, secretária Estadual das Mulheres do Piauí, participou da segunda reunião da Câmara Temática de Políticas para Mulheres do Consórcio Nordeste, juntamente com outras secretárias estaduais da região. Durante o encontro, foram discutidas várias questões, incluindo a importância de fortalecer políticas relacionadas à educação, saúde e combate à violência contra as mulheres em todo o Nordeste.

O foco da reunião foi direcionar a câmara temática para avaliar ações estaduais que podem ser replicadas em toda a região nordestina e avaliar a atuação na Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW68). O objetivo é organizar um painel temático para a edição de 2025 da CSW, articulando estratégias para promover a autonomia econômica e financeira, combater a violência contra as mulheres e implementar um orçamento sensível ao gênero.

Zenaide Lustosa enfatizou que este é um momento único, onde cada estado possui suas próprias experiências e políticas bem-sucedidas que podem ser aproveitadas para fortalecer as políticas relacionadas ao combate à violência, autonomia econômica, saúde e educação.

Além de Lustosa, outras representantes dos estados nordestinos participaram do encontro, discutindo temas como conquistas e aprendizados obtidos em encontros globais pela igualdade de gênero, políticas transversais para fortalecer ações em prol das mulheres e a importância da união das secretarias para garantir o respeito aos direitos das mulheres e oferecer oportunidades para seu desenvolvimento.

Zenaide Lustosa ressaltou que as secretárias estão trabalhando juntas para fortalecer a região Nordeste, compartilhando experiências e articulando ações para desenvolver políticas integradas para as mulheres, buscando parcerias para melhorar a rede de proteção e promover a inclusão e autonomia econômica das mulheres nordestinas. Juntas, elas buscam definir um direcionamento de ações para a região, levando em consideração as características locais e as necessidades das mulheres nordestinas.

Redação ANH/PI