/Ataque com ácido, pedrada e até roubo: outros perrengues de Mona Lisa antes de ‘tortada’ no Louvre

Ataque com ácido, pedrada e até roubo: outros perrengues de Mona Lisa antes de ‘tortada’ no Louvre

O ataque com o que parece ser uma torta sofrido pela Mona Lisa no Museu do Louvre, em Paris, neste domingo (29), não foi o primeiro perrengue que a obra já passou.

Segundo o jornal El país, em 2009, uma turista atirou uma xícara em direção ao quadro, danificando o vidro que a protegia.

Em 1974, enquanto era exposta no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou espirrar uma tinta spray vermelha na pintura, sem sucesso.

Já em 1956, sofreu dois ataques: um com ácido, que danificou uma das partes inferiores do quadro e um com uma pedra, que causou um pequeno dano.

Em 1911 o quadro chegou a ser roubado por Vincenzo Peruggia, sendo resgatado somente dois anos mais tarde.

Há relatos históricos que afirmam que, quando foi adquirida Francisco 10, rei da França, a obra foi parar no banheiro do monarca.

Tortada


La Gioconda ou Mona Lisa, como a obra é mais conhecida no Brasil, sofreu um ataque de vandalismo neste domingo (29), no Museu do Louvre, em Paris, onde a obra fica exposta (veja vídeo no início deste texto). Mona Lisa até que ficou abalada, mas saiu ilesa.

Um visitante atirou o que parece ser uma torta no quadro. Ela estava disfarçada com uma peruca e usava uma cadeira de rodas. A identidade da pessoa não foi divulgada e ainda não se sabe a motivação do ataque.

A sala onde fica uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci estava, como sempre, lotada no momento do ataque.

Os seguranças expulsaram imediatamente a pessoa do museu e funcionários iniciaram a limpeza da sala.

Diversos visitantes publicaram fotos e vídeos do ocorrido nas redes sociais. A pintura não sofreu danos, pois está protegida por uma placa de cristal.

Fonte: G1