/Ciro Nogueira diz que Lula faz fake news sobre morte de Marielle

Ciro Nogueira diz que Lula faz fake news sobre morte de Marielle

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, criticou neste domingo (5) declaração feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o assassinato de Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro.

Em vídeo enviado à CNN Brasil, o ministro disse que ficou “completamente estarrecido” e afirmou que o petista fez uma fake news sobre a morte, ocorrida em 2018. “Um homem público que já governou o nosso país por duas oportunidades ser capaz de proferir a maior fake news que um homem público já teve a coragem de fazer”, afirmou.

Na última semana, Lula disse, em um evento em Porto Alegre, que “gente dele” não tem pudor “de ter matado a Marielle”. O petista não citou o nome de Jair Bolsonaro, mas fez referência a um “governante”.

“É de uma irresponsabilidade, é de uma leviandade sem precedentes. Isso sim é uma fake news”, criticou o ministro.

No mês passado, os ministros da sexta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negaram recurso apresentado pelo policial militar reformado Ronnie Lessa, e mantiveram julgamento no tribunal do júri pelo assassinato de Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes.

O crime foi cometido há quatro anos, em 14 de março de 2018. O Ministério Público ainda apura o mandante do crime e, segundo o promotor Diogo Erthal, uma das hipóteses é de que seja o contraventor Rogério de Andrade.

À CNN Brasil, Erthal chamou o homem, que está foragido, de “suspeito óbvio” do crime, pela ligação que ele já tinha com Ronnie Lessa. Para o Ministério Publico, Lessa atuava como uma espécie de segurança de Andrade e foi chamado por ele a comandar a expansão dos negócios da organização criminosa na zona oeste do Rio de Janeiro um mês depois do homicídio da vereadora, em abril de 2018.

Fonte: CNN Brasil