/Anvisa cria Comitê da Emergência para Varíola dos Macacos

Anvisa cria Comitê da Emergência para Varíola dos Macacos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) optou pela criação de um Comitê Técnico da Emergência para a varíola dos macacos entre as áreas técnicas de pesquisa clínica, de registro, de boas práticas de fabricação e demais para que atuem de forma colaborativa com profissionais de saúde e a comunidade científica.

Espera-se que o comitê reúna as melhores experiências disponíveis entre as autoridades regulatórias, facilitando a aceleração do desenvolvimento e ações envolvidas nas pesquisas clínicas e na autorização de medicamentos e vacinas.

“A equipe técnica atuará com orientações sobre protocolos de ensaios clínicos e discutindo com os desenvolvedores orientações sobre ensaios clínicos de medicamentos destinados a tratar, prevenir ou diagnosticar a doença causadora da emergência de saúde pública”, explicou a Anvisa.

Os sintomas da varíola do macaco são causados pela infecção com o vírus Monkeypox, semelhante aos da varíola comum. Eles variam de febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos. Posteriormente formam-se erupções cutâneas, aparecendo primeiro no rosto e se espalhando para outras partes do corpo. O intervalo entre o contato com o vírus com o início dos sintomas é de geralmente 10 dias, e duram entre duas a quatro semanas.

Por: Agência Brasil.