/Avião cargueiro operado pela Ucrânia cai na Grécia e deixa oito mortos

Avião cargueiro operado pela Ucrânia cai na Grécia e deixa oito mortos

Um avião de carga ucraniano que transportava munições da Sérvia para Bangladesh caiu perto da cidade de Kavala, no norte da Grécia, na noite de sábado (16), informaram autoridades sérvias neste domingo (17).

Imagens de drones da cena mostraram destroços da aeronave Antonov An-12 espalhada pelos campos. As autoridades gregas disseram que havia oito tripulantes a bordo e um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores ucraniano disse que todos eram cidadãos ucranianos.

O ministro da Defesa da Sérvia disse que o avião transportava 11,5 toneladas de produtos fabricados por sua indústria de defesa e que o comprador era o Ministério da Defesa de Bangladesh. Todos os membros da tripulação foram mortos.

As autoridades gregas não puderam fornecer informações sobre a carga da aeronave, mas a unidade especial de resposta a desastres e especialistas do exército foram enviados para investigar a cena.

O ministro da Defesa da Sérvia, Nebojsa Stefanovic, disse que a carga incluía morteiros de iluminação e bombas de treinamento. “O avião transportou 11,5 toneladas de produtos fabricados pela nossa indústria de defesa. O comprador foi o Ministério da Defesa de Bangladesh”, disse Stefanovic.

Ele acrescentou que a carga do avião era propriedade da empresa sérvia Valir, empresa comercial registada para exercer atividades de comércio externo de equipamento militar de armamento e outros produtos de defesa.

A TV estatal grega ERT disse que o sinal da aeronave foi perdido logo após o piloto solicitar um pouso de emergência às autoridades de aviação gregas devido a um problema no motor. Imagens de vídeo amadoras mostraram a aeronave em chamas descendo rapidamente antes de atingir o solo no que parecia ser uma explosão.

Uma fonte da comissão reguladora da aviação civil da Jordânia negou os relatos iniciais de que o avião estava indo para a Jordânia. A fonte disse que seu itinerário de voo incluía uma escala no aeroporto internacional Queen Alia da Jordânia para reabastecimento, informou a agência de notícias estatal Petra no domingo.

A área mais ampla na Grécia onde a aeronave caiu foi isolada desde a noite de sábado. Os moradores próximos foram aconselhados a manter as janelas e portas fechadas e evitar a área do incidente.

Na manhã de domingo, um oficial da brigada disse a repórteres que os bombeiros “sentiram seus lábios queimando” e uma poeira branca flutuando no ar. “Não sabemos o que está nos afetando”, disse o coordenador do corpo de bombeiros Marios Apostolidis.

Fonte: CNN Brasil