/Grécia combate incêndio que forçou evacuação na ilha de Lesbos

Grécia combate incêndio que forçou evacuação na ilha de Lesbos

Centenas de moradores e turistas foram evacuados na ilha grega de Lesbos depois que um incêndio começou, queimando casas e ameaçando vilarejos.

Cinquenta bombeiros com 17 caminhões e nove aeronaves de combate a incêndios estavam trabalhando para extinguir o fogo ao lado de voluntários e caminhões-tanque fornecidos pelo governo local, disse o Serviço de Bombeiros grego em uma entrevista televisionada no domingo.

O incêndio, que começou na manhã de sábado, acontece perto do município costeiro da ilha de Vatera, um destino popular para turistas. Uma das frentes do fogo parecia estar recuando, disseram autoridades no domingo.

De acordo com a emissora pública grega ERT, mais de 450 pessoas foram evacuadas desde sábado para outras partes da ilha e nove pessoas foram resgatadas em uma praia perto de Vatera. Mais de 26 edifícios foram danificados pelo fogo.

A Grécia foi gravemente atingida por incêndios florestais nos últimos dias, enquanto a Europa enfrentava uma onda de calor recorde que também causou incêndios na França e na Itália.

Em outras partes do país, 320 bombeiros com 68 caminhões e seis aviões de combate a incêndio tentaram conter um incêndio florestal no Parque Nacional Dadia, na Grécia, ameaçando ninhos de abutres-pretos – uma espécie rara de pássaros – pelo quarto dia.

Localizado na região da fronteira nordeste de Evros, o Parque Nacional Dadia pertence à Natura 2000, a rede da União Europeia de principais locais de reprodução e descanso de espécies raras e ameaçadas. É o lar da única colônia de abutres negros nos Balcãs.

No domingo, o ministro grego para Crise Climática e Proteção Civil, Christos Stylianides, levou um grupo de funcionários a Dadia para avaliar a situação e encontrar maneiras de evitar um desastre ecológico ainda maior.

Stylianides disse que a visita visa coordenar os esforços para conter o incêndio a fim de “salvar nosso parque nacional – um símbolo de nosso ambiente natural pelo qual toda a Europa se preocupa”.

“Toda a Grécia está de olho em Dadia agora e devemos cumprir nosso dever de proteger esse precioso ecossistema”, acrescentou.

A Grécia está passando por uma onda de calor prolongada com temperaturas que devem chegar a 43ºC e muitas partes do país estão sob alerta de incêndio.

Fonte: CNN