/Brasil confirma 1º caso de cachorro infectado com varíola dos macacos
Foto: Reprodução/Internet

Brasil confirma 1º caso de cachorro infectado com varíola dos macacos

O Brasil registra o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos transmitido de um ser humano para um animal. O anúncio veio atrás de um comunicado publicado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O animal infectado em questão foi um filhote de cachorro, que foi contaminado após seu tutor ser infectado pelo vírus Monkeypox no início de agosto.

Até o momento, com esse registro ocorrido em Juiz de Fora, cidade mineira, este é o terceiro caso confirmado no mundo todo de um animal ter sido infectado através de um ser humano. Os outros foram nos Estados Unidos e na França.

Segundo a secretaria de saúde, o animal começou a apresentar sintomas no último dia 13, cerca de 10 dias depois de seu tutor também apresentar os sintomas. O cachorro apresentou prurido – uma sensação desagradável para os animais que começam a se coçar -, que evoluiu em lesões em pápula, pústula e crostas localizadas no dorso e pescoço.

O veterinário responsável pelo atendimento registrou a suspeita na vigilância epidemiológica e coletou amostras do animal para análises laboratoriais. O resultado detectável foi em exame de biologia molecular (qPCR).

O tutor do filhote foi aconselhado a manter o animal em isolamento e adotar medidas sanitárias para a alimentação do cão e limpeza do espaço de convivência. Ambos estão isolados e passam bem, conforme informação da regional de saúde. Outro humano que mantém contato com o animal está assintomático e segue em monitoramento.

Por: Redação ANH.