/Professores de Maceió suspendem greve e retornam às aulas na rede municipal
Foto: Sinteal

Professores de Maceió suspendem greve e retornam às aulas na rede municipal

Os professores da rede pública de ensino de Maceió começaram a retomar às aulas a partir desta quinta-feira (18). A decisão veio após a categoria aceitar a proposta da Prefeitura de reajuste para todos os trabalhadores da educação. O percentual aceito, segundo a categoria, foi de 10%, colocado em votação em assembleia nessa quarta (17).

De acordo com Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), o pagamento do reajuste será feito em duas parcelas, sendo a primeira de 6% em agosto e 4% somente no final do ano, em dezembro. Tendo feito o acordo, a greve chegou ao fim após 36 dias de paralisação. Os professores entraram em greve no dia 11 de julho. Segundo o Sinteal, cerca de 90 escolas municipais ficaram sem aulas desde o início da mobilização.

Também foi garantida a complementação do piso para professores de ensino médio, correção do salário base de todos que recebem abaixo do salário mínimo, aumento do valor da hora aula e a instalação de uma mesa permanente de negociação para encaminhar os demais itens da pauta de reivindicações.

GREVE

A Justiça determinou, em 19 de julho, que os professores dessem fim a greve e retomassem imediatamente às atividades, sob risco de multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento. Entretanto, a determinação não foi atendida.

A categoria suspendeu as atividades no dia marcado pelo Município para volta às aulas, que já tinha sido adiada devido aos transtornos causados pelas enchentes do início do mês, exceto naquelas que estão abrigando famílias que tiveram que sair de suas casas. Nessas unidades, as aulas acontecerão somente em janeiro de 2023.

Por: Redação ANH/AL.