/LUTO NA MÚSICA BRASILEIRA: PERDEMOS UM DOS NOSSOS GRANDES BATERISTAS. ADEUS AO AMIGO PAULINHO BATERA.

LUTO NA MÚSICA BRASILEIRA: PERDEMOS UM DOS NOSSOS GRANDES BATERISTAS. ADEUS AO AMIGO PAULINHO BATERA.

O músico Paulinho Batera, durante a gravação do 2º DVD do Sambista Gabriel Maia, Rio de Janeiro. Imagem: Gentilmente cedida pela família para esta matéria.

Por: Gabriel Maia

Começamos esta matéria de um jeito diferente, dando os créditos iniciais a quem de direito, a amada esposa do nosso querido e inesquecível amigo, pai e músico brasileiro, Paulo Fernando Santos, o Paulinho Batera.

O Paulinho começou sua carreira aos 16 anos, em Recife, sua terra natal, nessa época ele cantava e tocava guitarra, depois passou a tocar bateria. Aprendeu sozinho. Na sua trajetória,  chegou a acompanhar Maria Creusa,  Cristian ( que na época tinha outro nome artístico), Reginaldo Rossi, Michael Sullivan e tantos outros.

Nas noites de Recife tocou em barzinhos, boates, etc. Em Maceió, tocou no Seandro, no Ipaneminha. Em 1992, foi morar em Cuiabá,  onde tocou em várias casas noturnas

E com a Banda Cuiabá, Cuiabá, banda de rasqueado. Fez  diversos eventos, em São Paulo, como feiras, etc.

De volta a Maceió em 2006, trabalhou em diversas  casas noturnas…

Ainda em Cuiabá, fez gravações, como baterista, para diversos cantores.

Era pai de 4 filhos, e como pai, esposo, dono de casa  sempre procurou fazer o melhor, dedicava-se à família, com a mesma intensidade que se dedicava à música, com amor e carinho, sempre querendo o melhor para todos.

Foi um exemplo a ser seguido…Sempre disposto a ajudar, muito querido no meio artístico, de uma calma e uma leveza, própria dele. Amou o que sabia fazer, e fazia com muito amor.

Sua esposa Helenilde Almeida e seus filhos amados”.

Paulinho, sua esposa Helenilde, e sua filha Paulinha Almeida. Imagem: Gentilmente cedida pela família para esta matéria.

Mas, neste dia em que nos transformamos em luto por este grande amigo, outros grandes companheiros de música, que também tiveram a honra e o privilégio de trabalhar com o Paulinho, dedicam sua também sincera homenagem a este camarada que como bem disse sua esposa, foi um grande pai, amigo, e exímio profissional.

O jornalista, cantor, compositor e apresentador de TV, Pescuma, escreveu:

“Paulinho, um ser lindo que amava a música ,a família e os amigos

existem pessoas que Deus coloca no mundo para espalhar sons através da música e também para transmitir mensagens de amor e paz!

eu tive o privilégio de conhecer e conviver com um ser com essas e muitas outras virtudes  : paulo fernando ou simplesmente paulinho batera!

aqui no nosso mato grosso ,paulinho

marcou o seu nome na história da nossa música,como músico,produtor e arranjador!! talentoso e perfeccionista era extremamente ético e profissional!

Tive a honra de conviver com ele  ,como baterista da nossa banda(pescuma,henrique e claudinho) e também como produtor fonográfico no pineto studio digital,um dos estúdios fonográficos pioneiros de Cuiabá!

Paulinho também marcou época na banda cuiabá cuiabá com a fantástica dupla henrique e claudinho e na banda que fez história na noite do inesquecível tom chopim(bar cuiabano)!

um dos meus cds de maior sucesso,água viva,teve a fundamental participação desse meu querido irmão!!

Mato Grosso chora partida tão precoce desse nordestino arretado que tinha alma cuiabana e matogrossense”.

O músico Tony Maia, de Cuiabá, escreveu:

“O Paulinho fez parte da banda Tom Maior, e nós tocamos com Benito Di Paula, Fagner, Moraes Moreira, Chico César, Guilherme Arantes, Eduardo Dusek, entre outros nomes do cenário musical nacional . Foram sete anos de parceria e uma grande amizade.

O Paulinho era um ser humano incrível, um músico de alto nível”.

O músico maceioense, Serjão, escreveu:

“Falar do Paulinho é fácil, difícil é descrever o seu dueto próprio, que era a simplicidade com muita capacidade. Excelente chefe de família, companheiro de todos, era conhecido por sua sutileza com a qual ele tocava a sua bateria. Acredito que com carinho e respeito ele  brindava assim, a sua execução. 

Saudade meu amigo e irmão”.

O cantor Paulo Diehl, entre lágrimas disse:

“Meu amigo, meu irmão… você partiu e nos deixou com saudade. Eu não consigo entender, mas a vida segue. Nós que ficamos, ficam as lembranças e as recordações. Que Deus o tenha em um bom lugar, esteja na paz. Qualquer dia amigo, a gente se encontra. Grande homem, guerreiro. Grande guerreiro. Esteja em paz”.

Uma de duas filhas amada, Paulinha Almeida, escreveu nas redes sociais:

Mensagem postada pela filha de Paulinho, Paulinha Almeida, nas redes sociais. Imagem: gentilmente cedida pela família para esta matéria.

Este que vos escreve essa matéria, para além das questões jornalísticas e jurídicas ao qual me dedico no meu dia a dia, não poderia deixar de escrever estas linhas sinceras, ao grande amigo e músico Paulinho Batera. Registro publicamente a grande satisfação que tive em ser acompanhado por este companheiro de música, quando gravei meu segundo DVD, e dois CD ‘s, cujo a sua participação foi fundamental. Sim, este repórter também é cantor e compositor.

O repórter deste portal, Gabriel Maia, artisticamente conhecido como Sambista Gabriel Maia, durante a gravação do seu 2º DVD gravado ao vivo, com a participação do músico Paulinho Fernando.

Outro grande amigo de Paulinho, Branco barros, que também é músico, intérprete e compositor, externou a sua tristeza

“Nesse momento ruim e de consternação para todos nós, pela perda do nosso amigo Paulinho, ele que foi um grande músico, eu particularmente toquei mais de uma década com ele. Era um músico maravilhoso, uma pessoa de uma generosidade sem fim, e que era muito respeitado aqui no nosso meio no Mato Grosso, e que contribuiu muito com a nossa música. Ele chegou aqui, adentrou à nossa cultura, abraçando e vivendo longos anos aqui em nossa cidade, deixando um legado maravilhoso em Cuiabá. E eu aproveito agora para deixar uma palavra de consternação e de pêsames a toda família. Agora temos que aproveitar esse grande legado que esse grande músico nos deixou”.

A família do músico Paulinho Fernando, ou simplesmente Paulinho Batera, agradece a todos os amigos, familiares e admiradores de seu trabalho, por cada mensagem, ligação, e preocupação nesta hora tão difícil que é a perda de seu patriarca.

O portal ANH Notícias, igualmente, se solidariza com os familiares, amigos e admiradores do músico Paulo Fernando Santos, e deseja seus sinceros pêsames a todos. Pois neste misto de dor e de boas lembranças, saibam, a memória dos bons sempre permanecerá viva no coração, na alma e no espírito de quem fez o bem, tal qual você, amigo Paulinho.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.