/Maceió implementa iniciativa inovadora que converte garrafas de vidro em areia destinada a construções

Maceió implementa iniciativa inovadora que converte garrafas de vidro em areia destinada a construções

Por meio de uma abordagem inovadora e pioneira, a administração municipal de Maceió liderou o caminho entre as capitais ao introduzir uma tecnologia revolucionária. Essa tecnologia foi apresentada no Festival Verão Massayó e é capaz de transformar garrafas de vidro em areia em apenas 3 segundos, evitando que toneladas desse material acabem em aterros sanitários e prolongando a vida útil desses locais, ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente.

A máquina, equipada com uma tela eletrônica que fornece instruções de uso, será implantada em pontos estratégicos da orla, visando reduzir custos e seguir os princípios de desenvolvimento sustentável, econômico e logística reversa.

Após a trituração, o material resultante será recolhido e armazenado para uso posterior em projetos estruturais na cidade, como construções, pavimentações e outras intervenções que demandem esse tipo de material, proporcionando economia e reforçando o compromisso com a preservação ambiental.

De acordo com a última pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), o Brasil produz mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro anualmente, totalizando cerca de 1,3 milhão de toneladas em diversos formatos, movimentando aproximadamente R$ 120 milhões. Contudo, apenas 300 mil toneladas, equivalente a quase 25%, são destinadas à reciclagem.

Kedyna Tavares, diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Alurb, afirmou que a iniciativa é uma contribuição direta para a economia e desenvolvimento do município, proporcionando um destino adequado para garrafas que, de outra forma, poderiam prejudicar o meio ambiente.

A gestão do prefeito JHC é destacada por sua constante atenção ao meio ambiente, conforme mencionou Kedyna, que ressaltou o compromisso da administração em implementar soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, ações de educação ambiental serão intensificadas para promover uma mudança completa e colher os frutos dos investimentos realizados.

O secretário de infraestrutura da capital, Lívio Lima, considera a iniciativa como um marco para a cidade, representando uma alternativa sustentável e econômica para a construção civil, bem como para o desenvolvimento urbano. Em parceria com a ALURB, estão sendo estudadas maneiras de incorporar a areia proveniente do vidro em peças de intertravado, visando reduzir o impacto ambiental do descarte de garrafas de vidro.

Redação ANH/AL