/VOCÊ SABE O QUE É UM BUSÓLOGO? CRESCE NÚMERO DE APAIXONADOS POR ÔNIBUS EM TODO O BRASIL. COM DIREITO A GRUPOS PRIVADOS E ENCONTROS OFICIAIS

VOCÊ SABE O QUE É UM BUSÓLOGO? CRESCE NÚMERO DE APAIXONADOS POR ÔNIBUS EM TODO O BRASIL. COM DIREITO A GRUPOS PRIVADOS E ENCONTROS OFICIAIS

Caio Gabriela I, estacionado durante evento de busólogos em São Paulo. Imagem: Portal Tudo de ônibus

O sonho de muitos brasileiros é ter o seu primeiro carro próprio. Muitos desejam ter um carro com quatro portas, ar condicionado e airbag, e todo aquele aparato que enche os olhos dos que possuem carro de passeio. Mas, pelo mundo existe um grande movimento que reúne milhares de homens e mulheres em torno de um veículo odiado por muitos, estou me referindo aos ônibus. No Brasil, o movimento cresce a cada ano, e os grupos dos apaixonados por este tipo de veículo, tem grupos privados e até grandes encontros mensais e anuais.

E não se engane, os busólogos levam o movimento de culto aos “grandões do asfalto” muito a sério. Quanto mais antigo for o veículo, e quanto mais peças originais ele possuir, mais cobiçado ele é pelos busólogos.

O termo busólogo, foi criado há alguns anos, para se referir aos apaixonados pelos veículos, que fazem questão de catalogar o ano, a data de montagem, lançamento, o modelo, a carroceria e muito mais.

Os detalhes são de encher os olhos de qualquer um, e tem gente que gasta muito dinheiro para comprar ou reformar os grandões.

Um dos modelos mais cobiçados é o Caio Gabriela I, lançado em 1974, fabricado pela montadora Caio Bus. 

Caio Gabriela I, de 1974, é um dos mais cobiçados pelos amantes dos ônibus. Imagem: Jornal do Transporte.

Outro modelo muito cobiçado pelos busólogos, é o Flexa Cometa, que pertenceu à Viação Cometa durante muitos anos, e rodou principalmente pelo sudeste do país.

Flexa Cometa, lançamento da empresa Cometa, na década de 1980. Fez grande sucesso nos estados do Sul e Sudeste do país. Imagem: Diário do Transporte.

Os grupos dos amantes de ônibus são tão organizados, que eles possuem até mesmo um jornal e um site oficial em circulação pelo país. O Diário dos Transportes, por exemplo, é um desses veículos de comunicação especializados em notícias sobre ônibus.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.