/Alagoas é o primeiro estado do Nordeste a usar sistema que auxilia no combate às mudanças climáticas

Alagoas é o primeiro estado do Nordeste a usar sistema que auxilia no combate às mudanças climáticas

O estado de Alagoas celebrou um acordo de cooperação técnica para utilizar os dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG). A ação é inédita no Nordeste, e foi realizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e o Observatório do Clima (LabOC/SEEG). Com o acordo, os dados sobre as emissões em território alagoano serão utilizados para elaboração e implementação de políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas.

Foto: Ascom IMA

O marco representa mais um avanço do Estado em pautas ambientais, e consolida Alagoas como a terceira unidade da federação a assinar o acordo, se unindo ao Rio de Janeiro e São Paulo. Ramon Salgueiro, gerente do setor de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade do IMA, explica que essa parceria vai colaborar para a elaboração do inventário estadual de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

O acesso a esses dados permite identificar os setores que mais emitem GEE, e com isso, iniciar a elaboração, junto a outras secretarias, do Plano de Ação Climática (PAC), ao estabelecer metas setoriais de redução de emissões de gases.

Essa medida também reforça a construção de uma agenda climática em Alagoas. Para isso, o IMA implementou ao seu quadro técnico a Gerência de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (Geclim), com o intuito de aproximar o estado às diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Por: ANH/AL