/Ministério dos Transportes abre licitação para ponte Penedo/Neópolis

Ministério dos Transportes abre licitação para ponte Penedo/Neópolis

O Ministério dos Transportes lançou, na manhã desta terça-feira (03), o edital de licitação para a construção da ponte que vai interligar os municípios de Penedo, na região do Baixo São Francisco, em Alagoas, e Neópolis, em Sergipe.

Foto: Divulgação

Demanda histórica, a obra terá 1,2 km de extensão e mais de 12,5 quilômetros de acessos. O custo está na ordem de R$ 300 milhões (recursos do Governo Federal). A previsão é de que o serviço seja executado em 36 meses (3 anos). Com o lançamento do edital de licitação, as empresas interessadas na obra apresentarão suas propostas. Após esse processo burocrático ser superado, a empreiteira vencedora será apresentada e a ordem de serviço assinada para o início da construção.

A ponte se ligará à BR-349 (que começará em Maceió e seguirá até Aracaju), viabilizando um eixo federal nos dois estados. A pista terá duas faixas de rolamento, acostamento, passagem de pedestres, ciclovias, acessos e vãos de navegação estimados em 150 metros.

Foto: Divulgação

A novidade foi anunciada pelo ministro Renan Filho (MDB), durante entrevista coletiva, em Brasília, com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo (PT/SE); do governador Paulo Dantas (MDB); do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD); dos prefeitos de Penedo, Ronaldo Pereira Lopes (MDB) e de Neópolis, Celio Lemos Bezerra (PL); além de representantes da bancada federal dos dois estados.

Conforme Renan Filho, a ponte será fundamental para melhorar o escoamento da produção dos dois estados e para o aumento do fluxo de turistas na região, fortalecendo a economia local.

“A obra faz a integração dos dois estados de todos os modos, sobretudo pelo turismo. No caso de Alagoas, a ponte contribui para este segmento, principalmente porque o Estado ganhará um novo resort no Litoral Sul, e este incentivo, certamente, vai se espraiar para o Norte de Sergipe, onde está localizado o município de Neópolis. Eu nunca achei que essa ponte fosse impossível de fazer”, destacou o ministro dos Transportes.

Por: ANH/AL