/Anvisa registra vacina recombinante Zalika contra covid-19

Anvisa registra vacina recombinante Zalika contra covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou, nessa segunda-feira (9), a vacina contra a covid-19 fabricada pelo Instituto Serum, da Índia. A nova vacina é registrada pela empresa brasileira Zalika Farmacêutica e poderá ser usada em pessoas a partir de 12 anos de idade. O imunizante será administrado em duas doses com intervalo de 21 dias e reforço após 6 meses para maiores de 18 anos de idade.

A vacina Zalika é chamada recombinante pois traz em sua tecnologia duas moléculas formadas pela combinação de duas fontes diferentes: o antígeno de proteína S (spike), que é uma substância capaz de promover resposta do sistema imunológico; e o adjuvante à base de saponina, que permite a mistura potencializa a produção de anticorpos. A Anvisa explicou que, dessa forma, o imunizante traz mais segurança para dentro da indústria farmacêutica.

Pra ser registrada, a vacina apresentou eficácia na fase 3 de estudo, a última etapa antes da aprovação, com variação entre 79,5% para estudo conduzido nos Estados Unidos na população entre 12 e 17 anos de idade, a 90,4% em estudo nos Estados Unidos e México na população adulta.

A vacina recombinante Zalika é monovalente para o vírus SarsCov-2 original, explicou a Anvisa. De acordo com a atual recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina ainda não é capaz de imunizar contra a variante XBB 1.5, por isso, ainda irá passar por atualização para cumprir um termo firmado entre o órgão regulador brasileiro e a farmacêutica.

O Ministério da Saúde ainda precisará avaliar a vacina recombinante Zalika para que possa incorporar o imunizante ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Redação ANH/DF