/Estudo revela que vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan indica eficácia global de 79,6%, resultado comparável ao observado na vacina Qdenga

Estudo revela que vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan indica eficácia global de 79,6%, resultado comparável ao observado na vacina Qdenga

Há mais de uma década, o Instituto Butantan está dedicado ao desenvolvimento de uma vacina de dose única contra a dengue, em colaboração internacional. Um estudo científico recentemente publicado, revelou que essa vacina apresenta uma eficácia geral de 79,6% na prevenção da doença. Os resultados foram divulgados na “New England Journal of Medicine (NEJM)”.

A eficácia encontrada é comparável à Qdenga, uma vacina contra a dengue do laboratório japonês Takeda, que será disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em duas doses a partir deste ano. Em contraste, a vacina brasileira, prevista para estar disponível em 2025, será administrada em dose única.

O estudo, que acompanhou mais de 16 mil indivíduos em todo o Brasil ao longo de três anos, revelou dados positivos sobre a eficácia da vacina em pessoas com e sem exposição prévia à dengue:

89,2% de eficácia em pessoas que já contraíram a doença antes do estudo;
73,6% de eficácia em indivíduos que nunca tiveram contato com o vírus da dengue.
Além disso, a Butantan-DV mostrou ser altamente eficaz na redução do risco de contrair dengue sintomática causada pelos sorotipos 1 e 2 da doença.

A vacina do Butantan é projetada para proteger contra os quatro tipos diferentes do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Durante o estudo, apenas os tipos 1 e 2 estavam em circulação no país, e a eficácia observada para prevenir a infecção por esses vírus foi de 89,5% e 69,6%, respectivamente.

Além disso, a vacina mostrou eficácia significativa em diferentes faixas etárias, com 80,1% entre crianças de 2 a 6 anos, 77,8% entre jovens de 7 a 17 anos e até mesmo 90% entre adultos de 18 a 59 anos. O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estima que a vacina estará pronta em setembro.