/Lenda do futebol brasileiro, Zagallo morre aos 92 anos

Lenda do futebol brasileiro, Zagallo morre aos 92 anos

Um dos maiores nomes do futebol brasileiro, Mário Jorge Lobo Zagallo, morreu no Rio de Janeiro, aos 92 anos. A família confirmou a informação através das mídias sociais na madrugada deste sábado (6). Zagallo deixa 6 filhos. Sua esposa, Alcina de Castro, já havia falecido em 2012.

Zagallo foi o único campeão 4 vezes da Copa do Mundo. O Velho Lobo também foi comandante da mítica seleção brasileira de 1970. Zagallo começou sua carreira como jogador de futebol em 1848, como juvenil do America. Em 1950, se transferiu para o Flamengo, ainda nas divisões de base. Ainda em 1950, mesmo servindo ao Exército, Zagallo esteve presente na final da Copa, no Maracanã e assistiu a derrota do Brasil por 2 a 1 para o Uruguai.

Como jogador profissional, Zagallo foi tricampeão do Campeonato Carioca pelo Flamengo, entre 1953 e 1955. Em 1958, conquistou seu primeiro título de Copa do Mundo. No mesmo ano, Zagallo se transferiu para o Botafogo, onde atuou ao lado de Nilton Santos, Garrincha e Didi. O Velho Lobo ainda foi bicampeão carioca em 1961 e 1962, do Rio – São Paulo de 1962 e 1964. Logo após, retornou à Seleção Brasileira e levou o bicampeonato da Copa em 1962.

Em 1964, Zagallo se aposentou como jogador e deu início à sua carreira como técnico, tendo o time juvenil do Botafogo como seu primeiro comando. Depois, assumiu o time principal, onde teve a oportunidade de comandar Gerson, Jairzinho e Paulo Cézar Caju. Em 1968, conquistou a Taça Brasil e o bicampeonato carioca.

Em 1970, Zagallo teve a grande chance de comandar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo, substituindo o técnico João Saldanha em 1969. Na oportunidade, Zagallo conseguiu unir no mesmo time Gerson, Revellino, Jairzinho, Tostão e Pelé. Assim, o treinador se tornou o primeiro nome do futebol a conquistar o Mundial como jogador e técnico.

Zagallo também passou por outros clubes do Rio de Janeiro, como o Flamengo, Vasco e Fluminense, e ainda dirigiu o America e o Bangu. Pelo Flamengo, ficou marcado pela conquista do tricampeonato do Carioca, em 2001, com o gol do título na falta cobrada por Petkovic.

Zaggalo conquistou o 4º título de Copa do Mundo como coordenador técnico, onde auxiliou Carlos Alberto Parreira, em 1994, nos Estados Unidos. Zagallo ainda voltou a atuar como coordenador ao lado de Parreira na Copa do Mundo de 2006 na campanha até as quartas de final.

Redação ANH/AL

TAGS: