/Fiocruz alerta para circulação simultânea da covid-19 e gripe

Fiocruz alerta para circulação simultânea da covid-19 e gripe

As hospitalizações devido a síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) relacionadas à covid-19 estão aumentando na região Centro-Sul do Brasil, e em alguns estados, há uma “cocirculação” com o vírus Influenza A, que causa a gripe. O Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (29), alerta para a sobreposição das infecções de transmissão respiratória, especialmente em um cenário em que a circulação simultânea dos vírus da covid-19 e da dengue gera dúvidas devido à semelhança entre os sintomas.

Marcelo Gomes, pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, destaca a preocupação com esse cenário nacional, observando o aumento associado à covid-19 na maior parte do Centro-Sul, com alguns estados do Sudeste e do Sul apresentando cocirculação simultânea de covid-19 e influenza A. Ele salienta que, embora a covid-19 resulte em um número significativamente maior de hospitalizações do que a gripe, a circulação simultânea é evidente, com alguns estados do Nordeste, especialmente a Bahia, também registrando aumento de internações com uma associação sugestiva da gripe.

Marcelo Gomes recomenda que aqueles que apresentam sintomas e sinais de infecção respiratória permaneçam em casa e descansem. Se for necessário sair, a orientação é usar uma máscara PFF2 ou N95 para evitar a disseminação do vírus, especialmente ao visitar uma unidade de saúde.

O Boletim destaca que a SRAG por covid-19 está em ascensão em diversos estados, enquanto as associações entre a síndrome e influenza A (gripe) são mais prevalentes em alguns estados, incluindo Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, os vírus respiratórios que mais causaram casos de SRAG foram influenza A (10,3%), vírus sincicial respiratório (10,8%) e Sars-CoV-2/covid-19 (70,6%).

Redação ANH/RJ