/Alfredo Gaspar presidirá grupo parlamentar Brasil – Hungria

Alfredo Gaspar presidirá grupo parlamentar Brasil – Hungria

O representante federal por Alagoas, Alfredo Gaspar, foi designado para liderar o comitê parlamentar Brasil-Hungria, responsável por discutir, no parlamento brasileiro, as relações de colaboração entre ambas as nações ao longo da 57ª Legislatura.

A solicitação para que Alfredo Gaspar assumisse a presidência partiu diretamente do Embaixador húngaro, Miklos Tamás Halmai.

“Estou profundamente honrado por esta missão e reconheço a significância das relações internacionais entre os dois países. Trabalharei incansavelmente para impulsionar essa parceria, proporcionando benefícios para promover uma agenda positiva em prol de ambos os países”, afirmou o deputado alagoano.

Os comitês parlamentares são estabelecidos pela Câmara dos Deputados com o objetivo de fortalecer os laços interparlamentares entre o Congresso brasileiro e os parlamentos de nações estrangeiras. O comitê Brasil-Hungria existe desde 1996.

Contexto histórico entre as nações: De janeiro a agosto de 2023, o comércio bilateral entre ambas as nações atingiu a cifra de US$ 421 milhões. Há muitos anos, o Brasil mantém a posição de segundo maior parceiro comercial da Hungria na América Latina. Atualmente, cerca de 100 mil descendentes de húngaros residem em São Paulo e na região sul do Brasil, além de uma estimativa de 800 brasileiros vivendo na Hungria.

Redação ANH/AL