/Defesa Civil contabiliza 87 incidentes das chuvas intensas em Fortaleza, dos quais 13 são desabamentos

Defesa Civil contabiliza 87 incidentes das chuvas intensas em Fortaleza, dos quais 13 são desabamentos

A Defesa Civil de Fortaleza, desde o último sábado (10) – quando a cidade enfrentou a maior chuva das últimas duas décadas – até a manhã desta segunda-feira (12), registrou 87 ocorrências diversas. Nas últimas 24 horas, foram atendidos 43 casos, incluindo 16 riscos de desabamento, 13 desabamentos, 10 alagamentos, três inundações e um incêndio.

Durante o fim de semana, Fortaleza acumulou uma precipitação de 215,1 milímetros. Entre domingo e esta segunda-feira, a capital cearense liderou as cidades do estado com o maior volume de chuvas, atingindo 112 mm. A Defesa Civil não especificou os bairros ou regiões afetadas ao relatar as ocorrências.

Em relação ao Poço da Draga, o órgão informou que no domingo atendeu a ocorrências de alagamento e um desabamento, resultando na interdição da residência de Rosineide. A moradora foi acolhida em um abrigo solidário ou optou por ficar na casa de uma vizinha.

Outras áreas periféricas da cidade também foram impactadas, com ações da Secretaria Municipal da Gestão Regional, como a limpeza de bocas de lobo no Vicente Pinzón. Na Vila Velha, a Secretaria Executiva Regional 1 manteve contato constante com moradores para acompanhar as ocorrências devido às chuvas, enviando uma máquina de grande porte para limpar entulhos.

A Prefeitura organizou uma força-tarefa com órgãos estratégicos, como Defesa Civil, Secretarias da Infraestrutura, Gestão Regional e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), para monitorar as áreas afetadas pelas chuvas do final de semana.

Apesar da chuva dar uma trégua nesta segunda-feira, os efeitos continuam sendo sentidos, especialmente por pessoas como Rosineide, que perdeu sua casa completamente em um desabamento. A Defesa Civil assegura que todas as famílias afetadas estão sendo removidas para locais seguros, e não há registros de vítimas graves devido às chuvas. Em caso de risco, a população é orientada a acionar a Defesa Civil pelo Ciops, pelo telefone 190. Os agentes estão em regime de plantão 24 horas para atender às demandas da comunidade.

Redação ANH/CE