/Inauguração do Carnaval de Salvador foi caracterizada pela reunião de trios, colaboração musical entre Daniela e Fafá, e pela presença animada de Ludmilla na “pipoca”

Inauguração do Carnaval de Salvador foi caracterizada pela reunião de trios, colaboração musical entre Daniela e Fafá, e pela presença animada de Ludmilla na “pipoca”

A abertura do Carnaval de Salvador foi marcada por um encontro histórico dos trios de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê na emblemática Praça Castro Alves. O dia também foi palco de um dueto emocionante entre Daniela Mercury e Fafá de Belém, a participação de Anitta no trio de Mainha e a animada presença de Ludmilla na “pipoca”.

Os baianos e turistas já tinham desfrutado do mar, participado de festividades e pulado na maior segunda-feira do mundo. Agora, era hora de começar a maratona no maior carnaval do mundo.

A celebração começou com a entrega das chaves ao Rei Momo, o publicitário Alan Cerqueira Nery. Em seguida, Ivete Sangalo deu início às festividades com “Todo Mundo Vai”, na Praça Castro Alves.

O momento se tornou ainda mais especial quando o trio da cantora se juntou aos trios de Carlinhos Brown, Ilê Aiyê e Baiana System. Foi uma verdadeira celebração do axé music e uma homenagem ao primeiro bloco afro do Brasil.

Ivete estreou ao lado de seu filho, Marcelo Sangalo Cady, de 14 anos, na percussão, e de convidados ilustres, como os atores Diogo Almeida e Samuel de Assis, Silverio Pereira da TV Globo e a apresentadora Maísa. O figurino da artista homenageava seu primeiro álbum solo lançado em 1999, com o rosto da baiana envolto por uma flor de pétalas brancas.

Durante o percurso, Ivete interrompeu o show após um folião desmaiar e também distribuiu água para o público. Este ano, ela comemora 30 anos de carreira na folia. Anitta foi uma das convidadas especiais de “Mainha”, onde juntas cantaram “Macetando”, a aposta de Veveta para a música do carnaval.

Bell Marques deu início à maratona no carnaval, arrastando uma multidão ao som de sucessos como “Diga que valeu”, “Menina Me Dá Seu Amor”, “Voa Voa” e “Se Me Chamar Eu Vou”.

A primeira noite de carnaval de Salvador também foi marcada por muito pagode, com Leo Santana, Xanddy e Tony Salles fazendo o público tirar o pé do chão. Outro momento destacado foi o dueto de Daniela Mercury e Fafá de Belém no circuito Osmar (Campo Grande) durante a Pipoca da ‘Rainha’, onde as cantoras animaram o público com “Toda menina baiana”, “Vermelho” e “Macunaíma”.

Ludmilla comandou o trio “Fervo da Lud” para os foliões na pipoca no circuito Dodô, Barra-Ondina, com a presença da dançarina Brunna Gonçalves, esposa da artista.

Antes de subir no trio, Ludmilla falou sobre a rivalidade bem-humorada entre o carnaval de Salvador e Recife, representada na música “Maliciosa”. A cantora gravou a faixa “Macetando” em parceria com Ivete Sangalo, uma das favoritas ao prêmio Bahia Folia deste ano.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, fez uma participação especial no desfile do bloco “Os Mascarados” no circuito Dodô (Barra-Ondina), sob o comando do cantor Jau, apresentando sucessos como “Faraó”, “Dandalunda” e “Toté de Maianga”.

A TV Bahia, emissora oficial do Carnaval de Salvador em 2024, montou um grande esquema de cobertura com cerca de 300 profissionais envolvidos na operação do Bahia Folia e 40 câmeras espalhadas pelos principais circuitos da festa.

Redação ANH/BA