/Início oficial do Carnaval no Rio de Janeiro foi marcado pela entrega simbólica das chaves da cidade ao Rei Momo

Início oficial do Carnaval no Rio de Janeiro foi marcado pela entrega simbólica das chaves da cidade ao Rei Momo

Nesta sexta-feira (9), o Carnaval foi oficialmente inaugurado na cidade do Rio de Janeiro com a tradicional cerimônia de entrega simbólica das chaves pelo prefeito Eduardo Paes ao Rei Momo. O evento aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, marcando o início dos festejos carnavalescos na cidade.

Durante a cerimônia, o prefeito anunciou a publicação de um decreto que torna obrigatória a transmissão das chaves para o Rei Momo, estabelecendo a prática como um evento oficial da cidade do Rio de Janeiro. Paes enfatizou que nenhum futuro prefeito poderá deixar de realizar essa cerimônia, garantindo a continuidade dessa tradição.

“Em decreto extraordinário, em edição especial do Diário Oficial do município, decretei como evento e cerimônia oficial da cidade do Rio de Janeiro, a transmissão das chaves da cidade ao Rei Momo. Nenhum prefeito que vier a me suceder, nenhum, jamais, em tempo algum poderá deixar de fazer a cerimônia oficial de transferência das chaves da cidade ao Rei Momo”, afirmou o prefeito.

Vale destacar que em 2017 houve uma interrupção nessa tradição, quando o então prefeito Marcelo Crivella não realizou a entrega das chaves ao Rei Momo, ocorrendo apenas na noite da sexta-feira de carnaval, pouco antes da abertura dos desfiles na Marquês de Sapucaí. O Rei Momo Caio César, de 26 anos, e a Rainha, Gabriela Mendes, 20 anos, abriram oficialmente a folia ao lado das princesas Bruna dos Santos e Ana Carolina.

Com o início do Carnaval, os primeiros blocos oficiais já tomaram as ruas nesta sexta-feira (9), incluindo o tradicional bloco Carmelitas, que percorre as ruas de Santa Teresa a partir das 15h.

A figura do Rei Momo no Carnaval brasileiro surgiu em 1933, no Rio de Janeiro. Um cronista do jornal A Noite propôs a criação de um boneco feito de papelão para ser o comandante da folia. No ano seguinte, iniciou-se uma campanha para escolher um Rei Momo de carne e osso, e o redator Moraes Cardoso foi o vencedor, inaugurando um reinado que durou 14 anos até 1948. Na mitologia grega, Momo é filho do sono e da noite, sendo o rei da zombaria, do delírio e da irreverência.

Redação: ANH/RJ