/Ministro da Justiça anunciou que pretende implantar sistema de reconhecimento facial nas entradas dos presídios

Ministro da Justiça anunciou que pretende implantar sistema de reconhecimento facial nas entradas dos presídios

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou hoje uma série de medidas para reforçar a segurança nos cinco presídios federais, considerados de segurança máxima. Entre as medidas estão a ampliação do sistema de alarmes, o reforço de agentes de segurança, o aperfeiçoamento do sistema de entradas com a implantação de reconhecimento facial e a construção de muralhas.

O financiamento dessas iniciativas virá do fundo penitenciário nacional. Os presídios federais em questão são Mossoró, Brasília, Catanduvas, Campo Grande e Porto Velho. Essas medidas foram anunciadas após a fuga de dois presos do presídio federal de Mossoró na terça-feira (13). O ministro classificou a fuga como um “episódio fortuito” e destacou que uma reforma no presídio contribuiu para que os presos obtivessem ferramentas, facilitando a fuga. Lewandowski ressaltou que os presídios federais são seguros e que a recaptura dos fugitivos e a investigação de eventuais falhas são as prioridades da pasta.

O ministro também detalhou a dinâmica da fuga, indicando problemas no planejamento da reforma do presídio e descuido com materiais de construção como fatores cruciais. Agentes federais estão empenhados na recaptura dos fugitivos, e diversas medidas foram tomadas para reforçar a segurança nos presídios federais.

Redação/DF