/Reforma em organizações internacionais é tema principal do segundo dia do G20

Reforma em organizações internacionais é tema principal do segundo dia do G20

O segundo e último dia da reunião de chanceleres do G20, realizada no Rio de Janeiro, está centrado na discussão sobre mudanças na governança internacional, abrangendo a reforma de instituições globais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). As autoridades globais estão enfocadas em abordar a necessidade de uma reformulação profunda na governança global, destacando a importância do multilateralismo.

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou a urgência dessa reforma, ressaltando que as diferenças entre as nações devem ser resolvidas por meio do diálogo e da cooperação, evitando conflitos armados. As discussões, que ocorrem na Marina da Glória, contam com a participação de líderes globais, como o secretário de Estado americano, Antony Blinken, o chanceler russo, Sergey Lavrov, e o ex-primeiro-ministro britânico, David Cameron.

O primeiro dia do encontro abordou temas como o cenário internacional, atuação do G20 como fórum de diálogo e acordos, e conflitos como a guerra entre Rússia e Ucrânia, além da ofensiva israelense na Faixa de Gaza. O Brasil, na presidência rotatória do G20 desde dezembro de 2023, busca fortalecer o Sul Global como protagonista nas discussões internacionais, destacando a relevância do grupo como um espaço para diálogo produtivo. O evento representa uma oportunidade para o Brasil exercer influência em questões globais e promover a cooperação entre os países.

Redação ANH/RJ