/Eleições EUA: Biden e Trump conseguem delegados suficientes e oficializam candidaturas

Eleições EUA: Biden e Trump conseguem delegados suficientes e oficializam candidaturas

O presidente Joe Biden e seu adversário, Donald Trump, atingiram na terça-feira (12) o número necessário de delegados para garantir as indicações de seus partidos e oficializaram suas candidaturas nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2024, conforme projeções da imprensa local.

Os resultados das quatro eleições estaduais eram previsíveis, uma vez que Biden e Trump não enfrentavam mais rivais nas primárias dos partidos Democrata e Republicano. Biden superou os 1.968 delegados necessários ao vencer na Geórgia, enquanto a vitória de Trump em Washington o ajudou a garantir os 1.215 delegados necessários para a indicação republicana.

Em direção a uma revanche da eleição de 2020, Biden criticou Trump em um comunicado, destacando a confiança depositada nele pela ampla coalizão de eleitores do Partido Democrata. Trump, por sua vez, assegurou que o Partido Republicano está forte e unido, apesar de afirmar que os EUA são agora uma “nação do terceiro mundo” sob Biden.

A disputa entre Biden, 81 anos, e Trump, 77 anos, deve se intensificar, com a Geórgia mais uma vez desempenhando um papel decisivo nas eleições de novembro, como ocorreu em 2020. Ambos os candidatos têm abordado temas como a idade de Biden e a questão migratória, buscando conquistar os eleitores em estados-chave, incluindo Pensilvânia, Michigan, Arizona, Carolina do Norte, Wisconsin e Nevada.

Redação ANH