/Imposto de Renda: Receita antecipa liberação do programa

Imposto de Renda: Receita antecipa liberação do programa

A Receita Federal adiantou a disponibilidade do programa para a declaração do Imposto de Renda 2024, que estará acessível a partir desta terça-feira (12/3). Inicialmente, o órgão havia previsto o lançamento da ferramenta apenas em 15 de março, data que marca o início do prazo para a entrega das declarações.

Essa antecipação proporciona aos contribuintes a oportunidade de verificar as informações necessárias com antecedência. Segundo a Receita Federal, eles poderão começar a preencher a declaração adiantadamente, mas a entrega só será possível a partir de sexta-feira.

“Aqueles com conta gov.br nos níveis ouro e prata já terão acesso ao preenchimento automático do documento. No entanto, é importante observar que a transmissão da declaração só será permitida a partir da próxima sexta-feira (15/3)”, alertou a Receita.

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, como o nome sugere, já inclui várias informações dos contribuintes, fornecidas à Receita Federal por empregadores, bancos, médicos, imobiliárias, entre outros. Apesar de proporcionar maior comodidade, é essencial que o contribuinte verifique as informações mesmo ao utilizar esse modelo. A expectativa é que cerca de 17 milhões de declarações, equivalentes a 40% do total esperado pela Receita (43 milhões), sejam pré-preenchidas este ano.

Redação ANH/DF