/Macron concedeu a mais alta honraria da França ao cacique Raoni

Macron concedeu a mais alta honraria da França ao cacique Raoni

O presidente francês, Emmanuel Macron, planeja conceder a Ordem Nacional da Legião de Honra ao respeitado líder indígena da etnia Kayapó, cacique Raoni Metuktire, em uma cerimônia marcada para esta terça-feira (26). Esta distinção é a mais alta honraria conferida pela França tanto a seus próprios cidadãos quanto a indivíduos estrangeiros que se destacam em âmbito global.

A Ordem Nacional da Legião de Honra foi estabelecida em 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte.

Raoni Metuktire, que tem 92 anos de idade, dedicou sua vida à defesa da Amazônia e dos povos indígenas que nela habitam, conquistando reconhecimento internacional. Originário da aldeia Kraimopry-yaka, onde nasceu, o cacique viajou pelo mundo em busca de apoio pela paz e manteve diálogo com diversas personalidades, incluindo o Papa Francisco e o rei britânico Charles III.

Macron fará sua primeira visita oficial ao Brasil, desembarcando hoje em Belém (PA), onde será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois líderes terão uma agenda bilateral extensa nos próximos dias, abordando questões como meio ambiente, defesa, reforma dos organismos multilaterais, entre outros temas. Além do Pará, Macron também visitará Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Durante sua estadia em Belém, os presidentes irão conhecer a produção artesanal e sustentável de cacau em uma região de floresta. Além disso, participarão de um encontro com representantes indígenas, onde Macron concederá a honraria ao cacique Raoni.

Fonte: Agência Brasil

Redação ANH/DF