/Nesta segunda-feira, 25 de março, Maceió dará início à campanha de vacinação contra Influenza
Foto: Ascom SMS

Nesta segunda-feira, 25 de março, Maceió dará início à campanha de vacinação contra Influenza

A partir da próxima segunda-feira, dia 25 de março, a Prefeitura de Maceió dará início à campanha de vacinação contra a Influenza de 2024. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo reduzir os contágios, complicações, internações e mortalidade relacionados à infecção, especialmente na população-alvo da vacinação. A campanha ocorrerá em uma única etapa, abrangendo todos os grupos prioritários, e seguirá até o dia 31 de maio.

De acordo com Eunice Amorim, coordenadora de Imunização de Maceió, as únicas contraindicações para a aplicação das vacinas são para pessoas que tiveram reações severas (anafiláticas) após receber a vacina em campanhas anteriores. O objetivo estabelecido pelo Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários contra a Influenza. A vacina deste ano é trivalente e protege contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, sendo constantemente atualizada para garantir eficácia contra novas cepas do vírus.

Os locais de vacinação incluem todas as Unidades de Saúde de Maceió, além de pontos fixos e volantes como shoppings, centro de atendimento ao turista e outros estabelecimentos. Além disso, há a possibilidade de cadastro para vacinação de idosos acamados, onde a equipe de saúde realiza a vacinação na residência do paciente.

É importante ressaltar que, em algumas situações, como em casos de doenças febris agudas, moderadas ou graves, ou em casos confirmados de Covid-19, é recomendado adiar a vacinação até a melhora do quadro. Também são fornecidas recomendações específicas para pessoas com histórico de reações alérgicas graves após ingestão de ovo.

Redação ANH/AL