/Número de casos de dengue no Brasil está perto de atingir marca de 2 milhões

Número de casos de dengue no Brasil está perto de atingir marca de 2 milhões

Desde o início deste ano, o Brasil já contabiliza 1.937.651 casos de dengue, dos quais 16.494 são considerados graves ou apresentam sinais de alerta. O índice de incidência da doença no país atualmente é de 954,2 casos por 100 mil habitantes. Além disso, foram registradas 630 mortes confirmadas por dengue, com outras 1.009 ainda em fase de investigação.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, ressaltou em um balanço apresentado nesta quarta-feira (20) que os três primeiros meses de 2024 contabilizam mais casos graves de dengue em comparação ao mesmo período de 2023. Ela enfatizou que, historicamente, 2023 havia sido o ano com o maior número de casos graves da doença.

Ethel alertou para a crescente gravidade dos casos, observando que mais pessoas estão procurando os serviços de saúde em estado grave. Essa situação serve como um ponto de alerta para as autoridades de saúde.

Atualmente, 11 estados brasileiros já decretaram estado de emergência em saúde pública devido à dengue, e há 350 decretos municipais em vigor, com destaque para Minas Gerais, que emitiu 178 desses decretos.

A análise dos dados mostra que a maioria das mortes por dengue este ano ocorreu entre os idosos. Entre os indivíduos com idades entre 60 e 69 anos, foram registrados 91 óbitos; na faixa etária de 70 a 79 anos, 128 óbitos; e entre aqueles com 80 anos ou mais, 134 óbitos.

Ethel destacou a importância do monitoramento contínuo dos sintomas, observando que o quarto dia de manifestação da doença tem sido crítico, pois indica um possível agravamento do quadro. A orientação é que as pessoas busquem assistência médica novamente nesse período, o que pode ser crucial para salvar vidas.

(Fonte: Agência Brasil)

Redação ANH/DF