/Programa Emprega Maceió traz nova luz para aqueles que buscam oportunidades de emprego

Programa Emprega Maceió traz nova luz para aqueles que buscam oportunidades de emprego

A Prefeitura de Maceió está concentrando esforços para reduzir os índices de desemprego na cidade. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), somente em janeiro, foram abertas 685 novas vagas de trabalho na região. Isso significa que a grande maioria das oportunidades de emprego em Alagoas está concentrada na capital, Maceió.

Iniciativas como o Emprega MCZ, lançado no ano passado, têm desempenhado um papel fundamental nesse aumento significativo de vagas. Em sua oitava edição, realizada no bairro do Jacintinho, aproximadamente 500 pessoas compareceram para participar de entrevistas de emprego.

Além de facilitar o contato com as empresas, o programa da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) e o Sine Maceió oferecem uma variedade de serviços adicionais para a população, como regularização da carteira de trabalho, cursos de capacitação através do Qualifica Mais e orientação para aprimoramento do currículo com o Currículo Legal.

Nicolas Pires, diretor do Sine Maceió, destaca que também estão disponíveis todos os serviços do Ministério do Trabalho, administrados pela Prefeitura, incluindo o cadastro e solicitação do seguro-desemprego, consulta e orientação sobre o PIS/PASEP, inscrição no CIEE para programas de aprendizagem e estágio, além de serviços voltados para a Economia Solidária.

Patricia Ellen, de 18 anos, participou da oitava edição do Emprega MCZ e compartilhou seu entusiasmo com a oportunidade. Ela expressou seu desejo de alcançar independência financeira e utilizar seu primeiro salário para ingressar no curso de Arquitetura, dando início ao seu sonho.

Rita de Cássia, 61 anos, moradora de Maceió há mais de duas décadas, elogiou a iniciativa, ressaltando que nunca havia visto algo semelhante antes, mesmo em cidades maiores como o Rio de Janeiro. Apesar de sua vasta experiência, ela enfrenta dificuldades para encontrar uma nova oportunidade de emprego, especialmente devido ao preconceito com a idade. Mesmo assim, ela continua perseverante em sua busca por trabalho, buscando também se qualificar através de cursos oferecidos pelo programa.

Mãe solo e incentivadora da educação para seus filhos, Rita destaca a importância do trabalho e da independência financeira. Ela se inscreveu em um curso de assistente de RH, regularizou sua carteira de trabalho digital e buscou orientação para atualizar seu currículo, destacando sua disposição em continuar se qualificando e sua esperança por mais oportunidades como essa, especialmente para mulheres maduras.

Redação ANH/AL