/PT dará orientação favorável ao projeto das saidinhas, enquanto governo planeja liberar sua base para votar

PT dará orientação favorável ao projeto das saidinhas, enquanto governo planeja liberar sua base para votar

José Guimarães, líder do governo na Câmara dos Deputados, anunciou hoje que a liderança do governo na Casa não irá instruir a base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na votação do projeto de lei que propõe restrições às saídas temporárias de detentos, conhecidas como “saidinhas”.

Consequentemente, o governo não irá sugerir aos deputados que votem a favor ou contra o texto, optando por permitir que decidam por conta própria.

Ao ser indagado pelos jornalistas sobre a posição do governo, Guimarães declarou: “Não vamos orientar, essa é uma questão do Parlamento”.

Por sua vez, o líder da bancada do PT, deputado Odair Cunha, afirmou à CNN que irá direcionar os parlamentares a votarem a favor do projeto conforme aprovado pelo Senado. Embora a proposta já tenha passado pela Câmara, ela sofreu modificações pelos senadores, o que requer uma nova análise dos deputados. A votação está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (20).

Assim, os deputados terão que decidir se incorporam ou não as alterações feitas pelo Senado no texto do projeto.

O projeto de lei busca restringir as saídas temporárias de detentos em feriados e datas festivas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo. No entanto, permanece a permissão para que presos do regime semiaberto possam realizar atividades educacionais, como ensino médio, curso superior ou curso profissionalizante.

É importante notar que essa mudança não se aplica a condenados por crimes hediondos ou com ameaça grave.

Além disso, o texto aborda novas diretrizes sobre o uso de tornozeleiras eletrônicas e estipula a necessidade de um exame criminológico para que um detento possa progredir de regime.

Redação ANH/DF