/Recife inaugura primeiro Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional do estado

Recife inaugura primeiro Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional do estado

O Recife celebrou a abertura do primeiro Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do estado de Pernambuco, localizado na Rua Djalma Farias, no bairro do Torreão, Zona Norte da cidade. Esta inauguração representa um marco significativo para a região, sendo apenas o segundo centro desse tipo em uma capital nordestina, após São Luís (MA).

O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) oferecerá atendimento ao público de segunda a sexta-feira. O prefeito João Campos participou da cerimônia de inauguração, que também incluiu a assinatura de uma manifestação de interesse para integrar a estratégia nacional de segurança alimentar, o Alimenta Cidades. Essa iniciativa, que atua como assessoria técnica do Governo Federal, visa fortalecer os esforços no combate à fome, especialmente entre os mais vulneráveis socialmente.

O Cresan desempenhará um papel fundamental na coordenação das políticas de segurança alimentar da cidade, gerenciando diversos serviços, como restaurantes populares, casas de acolhimento, comitê e câmara de segurança alimentar. Além disso, servirá como ponto de interlocução com outras secretarias e áreas, centralizando as ações nesse campo.

A nova estrutura também abrigará a Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional (Unidsan), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife. O local inclui uma horta e uma cozinha adequadas para atividades de educação alimentar, com o objetivo de promover o acesso regular a alimentos de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

Além disso, o Cresan será responsável pela gestão das unidades de alimentação das casas de acolhimento institucional, restaurantes populares, Banco de Alimentos e Cozinha Comunitária do Gurupé. O centro também coordenará as refeições destinadas aos Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) e ao Abrigo Noturno Irmã Dulce, todos integrados à Política Municipal de Segurança Alimentar do Recife.

A abertura do Cresan marca o lançamento do Recife Sem Fome, uma estratégia municipal para fortalecer o compromisso do poder público no combate à fome na cidade. Outras ações incluem a reestruturação da Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/Recife), a criação do Banco de Alimentos do Recife, a requalificação da Cozinha Comunitária de Gurupé e a ampliação das ações de Educação Alimentar e Nutricional.

(Foto: Prefeitura do Recife )

Redação ANH/PE