/Vacina contra dengue é autorizada para aplicação no Recife e em outras localidades

Vacina contra dengue é autorizada para aplicação no Recife e em outras localidades

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (27) que vai expandir a distribuição da vacina contra a dengue para mais 154 municípios brasileiros. Esta medida vem após a seleção anterior de 521 municípios para iniciar a vacinação contra a doença em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos na rede pública.

Essa expansão abrange diversas regiões de saúde, incluindo Recife (PE), Central (ES), Betim (MG), Uberaba (MG), Uberlândia/Araguari (MG), Apucarana (PR), Grande Florianópolis, Aquífero Guarani (SP), Região Metropolitana de Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo.

Segundo dados do ministério, até o momento foram enviadas 1.235.119 doses aos estados e municípios, com 534.631 doses registradas como aplicadas e 700.488 não registradas. Treze municípios não enviaram dados para o governo federal.

Além disso, aproximadamente 668 mil doses estão próximas do vencimento, previsto para 30 de abril. Para evitar o desperdício, o Ministério da Saúde planeja redistribuir essas doses dentro dos estados, especialmente para os municípios que ainda não foram contemplados.

O diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública e do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE-Dengue), Márcio Garcia, explicou que a redistribuição será regulamentada por uma nota técnica.

Ele também mencionou que duas unidades federadas, o Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, não possuem municípios para receber as doses remanescentes, e por isso as doses serão enviadas para o Amapá.

Além disso, uma nova remessa de 930 mil doses da vacina contra a dengue foi recebida pelo ministério, que será distribuída para os municípios já selecionados anteriormente e para os 154 novos contemplados.

O objetivo é repor as doses remanejadas, garantir a continuidade da vacinação nos locais com doses próximas do vencimento, e também fornecer doses para municípios que estão conseguindo avançar na vacinação.

A distribuição seguirá a lista pactuada com representantes de estados e municípios, priorizando locais que ainda não foram alcançados e assegurando o fornecimento de doses com prazo de validade adequado.

Agência Brasil

Redação ANH/DF