/A construção da Escola de Sargentos em PE, estão programadas para começar em 2027

A construção da Escola de Sargentos em PE, estão programadas para começar em 2027

O avanço do projeto da Escola de Sargentos, considerado o maior centro de formação do Brasil e um dos maiores do mundo, entra em uma nova fase em Pernambuco. O Exército anunciou que as obras efetivas terão início em 2027 e estão previstas para durar sete anos.

Nesta segunda-feira (15), o Comando Militar do Nordeste apresentou detalhes do progresso do planejamento da obra a autoridades. O encontro, sediado na Zona Oeste do Recife, contou com a presença do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, da governadora Raquel Lyra e de representantes das bancadas pernambucanas no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. Durante a apresentação, foi destacada uma alteração na Vila Militar projetada para o complexo.

O Comando Militar enfatizou que as etapas do projeto estão sendo cumpridas dentro do cronograma estabelecido. O general de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, responsável pelo Subprograma da Escola de Sargentos do Exército, mencionou que estão na fase de finalização do plano diretor e elaboração dos anteprojetos para a execução da obra.

Em janeiro, durante uma cerimônia com a participação do presidente Lula, foi assinado um Termo de Compromisso para a implementação da unidade no Grande Recife. No encontro desta segunda-feira, o ministro José Múcio destacou o compromisso do Governo Lula em garantir a continuidade do projeto, afirmando que este já está adaptado e passará por alguns ajustes.

O general de Brigada Jorge Luiz Abreu do ó de Almeida Filho, Diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente, ressaltou a responsabilidade ambiental do Exército, mencionando que a supressão ambiental foi reduzida em mais da metade desde o projeto inicial. Ele assegurou que a compensação ambiental trará benefícios para a população, e destacou que esses aspectos foram discutidos com as autoridades ambientais, como o Ibama e a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH).

O encontro foi proposto pelo comando para a bancada parlamentar, visando reforçar a parceria entre os agentes responsáveis pelo projeto, o estado e o Exército, destacando o potencial socioeconômico e o legado que será deixado para Pernambuco.

A Escola de Sargentos, prevista para ser instalada no CIMNC até 2034, contará com um campus escolar, um batalhão de comando e serviços, além de duas vilas militares. Estima-se que a instituição atenderá cerca de 2.200 alunos, oferecendo cursos em 16 especialidades de nível superior tecnólogo, incluindo infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações e logística.

 (Foto: Marina Torres/DP)

Redação ANH/PE