/Após ataque por pitbulls, escritora Roseana Murray faz referência ao mito do ‘cão de três cabeças’ ao recordar o incidente: “Venci”

Após ataque por pitbulls, escritora Roseana Murray faz referência ao mito do ‘cão de três cabeças’ ao recordar o incidente: “Venci”

A escritora Roseana Murray, de 73 anos, que sofreu um ataque de três pitbulls e teve como consequência a perda de um braço e uma orelha, em Saquarema, na Região dos Lagos, publicou uma mensagem em suas redes sociais neste domingo (14), relembrando o dia do trágico evento.

Em sua postagem, ela evoca o mito de Cérbero, “o cão de três cabeças que guardava a passagem dos mortos para o além”. Segundo Roseana, ela se sente “meio humana, meio ursa”, pois venceu a batalha contra os pitbulls. “Os três cachorros que me atacaram se assemelhavam a Cérbero, o cão de três cabeças pronto para me conduzir à morte. Mas eles falharam. Estou viva, assim como na história que lemos no Clube da Casa Amarela ‘Escute as Feras’, de Nastassja Martin, a história de uma mulher atacada por um urso, que lutou e venceu, e no final, se tornou uma mulher meio humana, meio ursa. Eu também me sinto assim, pois venci”, compartilhou a escritora.

No último sábado (13), Roseana, de 73 anos, mencionou que está se recuperando bem do ataque e expressou sua gratidão à equipe médica do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

Ela permanece internada na unidade, em estado estável, mas ainda sem previsão de alta. Apesar das dificuldades, a autora respira sem a ajuda de aparelhos. O cirurgião plástico do Hospital, Tarcísio Encinas, explicou que o rosto de Roseana precisou passar por uma reconstrução devido às mordidas dos cães, porém sua recuperação está progredindo bem.

Roseana também mencionou que está planejando organizar um sarau de poesia no hospital como uma forma de agradecer e homenagear os médicos e enfermeiros que contribuíram para sua recuperação. “Estou planejando um sarau de poesia aqui no Hospital Alberto Torres, onde vou presentear cada pessoa que cuidou de mim com um livro meu, autografado com a minha mão esquerda. Este hospital é um lugar muito especial”, compartilhou.

Com sensibilidade, Roseana compartilhou sobre a troca de experiências entre ela e os profissionais de saúde durante sua internação. “Escuto as histórias dos enfermeiros e trocamos experiências. Esta experiência de ser meio humana, meio selvagem, com a força de Cérbero, aumenta minha responsabilidade perante a vida e tudo o que é belo”, acrescentou.

Mesmo diante de situações difíceis, Roseana destaca a importância de buscar beleza. “Mesmo nos momentos mais sombrios, é necessário encontrar a beleza. Essa é nossa missão. E a paz, acima de tudo”, concluiu.

A Justiça concedeu liberdade aos proprietários dos cães que atacaram Roseana. A escritora compartilhou que está focada em sua recuperação: “Eu vou aprender a escrever novamente com a mão esquerda ou talvez usar um braço biônico. A vida é uma constante aprendizagem”, declarou Roseana.

Foto: Divulgação

Redação ANH/RJ