/JHC participa do dia inaugural de aula na creche do programa Gigantinhos

JHC participa do dia inaugural de aula na creche do programa Gigantinhos

Na manhã desta segunda-feira, 15 de abril, o prefeito de Maceió, JHC, esteve presente no início das atividades na Creche Professora Maria Elizabete dos Santos, situada no bairro Santos Dumont, como parte integrante do programa Gigantinhos. Nessa instalação, 1200 crianças com idades entre seis meses e cinco anos começam a receber uma educação de qualidade em tempo integral, sem custos.

Durante sua visita, JHC enfatizou a importância desse novo recurso para a comunidade, destacando que as crianças agora têm um local adequado para aprender, proporcionando aos pais a oportunidade de trabalhar com paz de espírito.

“É com grande alegria que inauguramos esta creche hoje, representando um passo crucial para o futuro das crianças desta localidade. Estamos contentes em oferecer um espaço educacional antes inexistente, garantindo uma educação de qualidade para essas crianças. Este ano, planejamos abrir 10 mil novas vagas em creches, todas em período integral”, afirmou o prefeito.

Ele também ressaltou os impactos positivos da educação em tempo integral no desenvolvimento das crianças, tanto acadêmica quanto socialmente.

“Ao proporcionar um ambiente enriquecedor desde os primeiros anos de vida, estamos contribuindo para a formação adequada dessas crianças, reduzindo os riscos de vulnerabilidade social no futuro. Estamos muito felizes em ver o apoio e o entusiasmo dos pais neste primeiro dia de aula, o que demonstra o comprometimento de todos com o desenvolvimento das nossas crianças”, concluiu o prefeito.

O programa representa um investimento significativo na educação da capital alagoana, totalizando R$ 165 milhões no Gigantinhos e na construção de 10 creches para 3.200 alunos.

A secretária municipal de Educação, Jó Pereira, celebrou mais essa conquista para a educação na capital e enfatizou que serão entregues 10 mil vagas neste ano.

“Hoje, celebramos uma conquista de extrema importância para nossa capital. Gostaria de destacar o apoio crucial da administração do prefeito JHC. Desde o primeiro dia de seu mandato, o prefeito tem demonstrado um compromisso inabalável com a primeira infância, expandindo e melhorando a educação infantil em Maceió, uma prioridade nunca vista antes”, ressaltou.

Larissa Silva, mãe de Rosa Valentina, de dois anos, é vendedora e estava desempregada desde o nascimento da filha, pois não tinha onde deixá-la. “Agora tenho um local para deixar minha filha em tempo integral e já estou aguardando uma resposta sobre um emprego. O que a prefeitura fez será fundamental para que eu possa voltar a trabalhar”, comemorou.

Quanto à estrutura da creche, esta inclui berçários, cozinha, brinquedoteca, pátio externo e playground. Além disso, é oferecido um cardápio variado com seis refeições diárias, garantindo uma alimentação adequada para os pequenos, desde o café da manhã até a ceia.

Para operar a creche, foram contratados 166 colaboradores, incluindo educadores, auxiliares, cozinheiros e coordenadores pedagógicos.

A abertura das creches não é um evento isolado, mas parte de um esforço contínuo da Prefeitura de Maceió para aprimorar a qualidade da educação em toda a rede municipal. Um investimento considerável também foi feito na climatização das escolas, com mais de R$ 22 milhões destinados a projetos de modernização da rede elétrica. Até o momento, 11 unidades já foram climatizadas, proporcionando um ambiente mais propício ao aprendizado.

Fonte: Secom Maceió

Redação ANH/AL