/Secretaria está fornecendo diretrizes sobre procedimento para inserção e remoção do DIU

Secretaria está fornecendo diretrizes sobre procedimento para inserção e remoção do DIU

A Prefeitura de Aracaju oferece uma variedade de serviços, e o planejamento familiar é uma parte fundamental das políticas públicas de saúde voltadas para mulheres, homens e casais.

Nesse contexto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) garante a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, um método contraceptivo altamente eficaz, com uma taxa de eficácia de 99%. Para acessar esse serviço, basta procurar uma das Unidades de Saúde da Família (USF) e iniciar o procedimento.

Durante a consulta sobre planejamento familiar, conduzida por médicos ou enfermeiros nas USFs, os interessados têm a oportunidade de aprender sobre todos os métodos contraceptivos disponíveis e decidir qual utilizar. Se a opção escolhida for a colocação do DIU, a pessoa será encaminhada para o Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (Caasm), localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), como explica a referência técnica do Programa Saúde da Mulher, Vanessa Simões.

Durante essa primeira consulta, a usuária também receberá mais informações sobre o uso do DIU, duração, possíveis efeitos colaterais, entre outros aspectos. Após essa etapa, ela será encaminhada para uma nova consulta com um ginecologista no Cemar, onde precisará apresentar exames de citopatológico e transvaginal feitos em menos de um ano, além de um exame Beta HCG com no máximo três dias de emissão, para garantir que não esteja grávida, e um termo de consentimento preenchido e assinado.

Após a consulta na USF com um enfermeiro ou médico, a pessoa agendará o procedimento por meio do sistema IDS. No dia marcado para a inserção do DIU, ela deverá comparecer ao Caasm/Cemar para realizar o procedimento, levando consigo o termo de consentimento preenchido e assinado, o resultado do citopatológico e do transvaginal feitos em até um ano, e o resultado do Beta HCG com no máximo três dias de emissão. O DIU pode ser utilizado por até 10 anos, e o processo de remoção também começa com uma consulta com o clínico geral na USF. Após a liberação do agendamento e com um resultado de ultrassonografia transvaginal em mãos, é possível realizar a remoção do contraceptivo no Cemar Siqueira Campos.

Redação ANH/SE