/Aluno que planejava massacres em escolas é apreendido preso pela polícia em Minas Gerais
Foto: Divulgação/PCMG

Aluno que planejava massacres em escolas é apreendido preso pela polícia em Minas Gerais

Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido pela Polícia Civil, nessa terça-feira (23), após ser apontado como um possível integrante de grupo que arquiteta ataques em escolas da rede municipal de Governador Valadares, no sudeste de Minas Gerais. Os militares cumpriram mandados de busca e apreensão na casa do menor.

Conforme as investigações, o grupo se inspirava no ataque ocorrido em Susano, em SP, em 2019. O crime ocasionou na morte de dez pessoas, sendo cinco estudantes e duas funcionárias da escola estadual Professor Raul Brasil.

Ainda segundo a apuração da polícia, o ataque estava sendo planejado há mais de 90 dias e tinha como alvo a escola em que o adolescente estuda.

O delegado responsável pelas investigações no município de Gov. Valadares, Mario Bento Costa, informou ao jornal ‘O Tempo‘ que o adolescente apreendido é o único investigado em Minas Gerais e denunciado pela Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

“Foi uma iniciativa preventiva, que inibiu qualquer ato. Ele está em acompanhamento e a situação está inicialmente pacificada”, disse o delegado.

Na residência do adolescente, foram apreendidos um celular e um caderno com algumas anotações e um codinome utilizado por ele para se comunicar com os demais membros do grupo. “Ele se comunicava com grupos na internet. Ainda não se sabe se ele foi procurado ou foi ele quem procurou pelo grupo”, afirmou Costa.

O jovem confessou o crime aos policiais e, apesar de declarar que tudo não passou de uma “brincadeira”, o adolescente irá responder por ato infracional. No celular do jovem, os policiais encontraram diversas mensagens com o planejamento dos ataques.

Por: Redação ANH.