/Barragem B1 da Mineradora Morro do Ipê de Brumadinho, sai do nível de emergência

Barragem B1 da Mineradora Morro do Ipê de Brumadinho, sai do nível de emergência

Imagem: Instagram Brumadinho

Após a conclusão das obras de reforço na estrutura da barragem B1, de responsabilidade da mineradora Morro do Ipê, que entrou em nível de alerta 1, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAD) de Brumadinho acompanharam a análise técnica na tarde da última quinta-feira (24).

Diante disso, a Agência Nacional de Mineração (ANM) removeu o status de nível de emergência 1 da barragem B1 Ipê. Em nota oficial, a mineradora assegura que a estrutura da barragem atende todas as condições legais de estabilidade.

A barragem está localizada na serra de Igarapé na vertente Brumadinho e, atualmente, duas famílias vivem na zona de auto salvamento da barragem. Em 2019, a pedido da justiça, a Defesa Civil evacuou quatro famílias que residiam na mancha de inundação da barragem B1, da extinta mineradora Emicom, que fica na mesma zona de auto salvamento da barragem da Ipê.

Desde quando o nível de segurança da barragem atingiu o nível 1 de emergência, os órgãos municipais, juntamente com a mineradora morro do Ipê, criaram o Sistema de Comando de Operações (SCO) nas instalações da mineração para acompanhar a evolução das obras.

A Defesa Civil de Brumadinho também está acompanhando as instalações das sirenes e sinalização de rotas de fuga, para cumprimento do Plano de Ação e Emergência PAEBM da barragem existente na comunidade de Queias, localizada na serra de Igarapé.

Por: Elialdo hora ANH/Redação BA