/FERNANDO DE NORONHA TERÁ GESTÃO COMPARTILHADA ENTRE O GOVERNO DE PERNAMBUCO E O GOVERNO FEDERAL

FERNANDO DE NORONHA TERÁ GESTÃO COMPARTILHADA ENTRE O GOVERNO DE PERNAMBUCO E O GOVERNO FEDERAL

Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Imagem: Getty Imagens.

Em 2022, ainda sob a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o governo federal entrou com uma ação judicial contra o Estado de Pernambuco, para que o arquipélago de Fernando de Noronha, voltasse a ser gerido exclusivamente pela União.

O embate gerou muitas discussões, e a finalidade da administração da ilha, feita exclusivamente pela união, gerou ainda mais suspeitas e discussões. Mas, informações de diversos jornais em circulação pelo país, exibem manchetes como esta, que foi publicada pelo jornalista Fernando Sakamoto, em seu artigo de opinião, no dia 27 de março de 2023, pelo portal de notícias UOL:

Diversos jornais, entre eles o Portal Uol, denunciaram as intenções do ex-presidente Bolsonaro em relação ao arquipélago. Imagem: Manchete do Portal Uol, artigo de opinião do jornalista Fernando Sakamoto.

Agora, sob a gestão do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a situação de Fernando de Noronha voltou à tona, após a assinatura de um acordo feito entre os governos federal e estadual, para que o arquipélago seja gerido por ambos, respeitando a natureza, e mantendo vivo os projetos de preservação e estudos que já acontecem na localidade há décadas. O acordo e a assinatura foram feitas durante visita feita pelo presidente da República ao Estado de Pernambuco.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), esteve presente durante o ato de assinatura do novo acordo, e o classificou como um grande passo na preservação territorial de Noronha, especialmente no que diz respeito à preservação dos biomas existentes no local.  

Lula reafirmou o compromisso de sua gestão na preservação dos biomas e da natureza local, e também reafirmou o compromisso com os projetos de pesquisa que são desenvolvido há vários anos no local.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.