/O PRESIDENTE LULA VISITARÁ PORTUGAL E ESPANHA NESTA NOITE, 20 DE ABRIL. ACORDOS BILATERAIS E FINANCEIROS SÃO AGUARDADOS COM ANSIEDADE

O PRESIDENTE LULA VISITARÁ PORTUGAL E ESPANHA NESTA NOITE, 20 DE ABRIL. ACORDOS BILATERAIS E FINANCEIROS SÃO AGUARDADOS COM ANSIEDADE

O presidente Lula e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo. Imagem: Agência Routers.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, viajará nesta noite para Lisboa, e também visitará Madrid, em seu primeiro compromisso oficial na Europa, no início do seu terceiro mandato.

O presidente ficará concentrado em Portugal, onde irá assinar novos acordos bilaterais entre as nações, e também se reunirá com o conselho da CPLP (Comissão de Países de Língua Portuguesa). Nesta visita, Lula também entregará o Prêmio Camões de Língua Portuguesa, ao cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, que foi anunciado em 2019 como vencedor, mas o ex-presidente Jair Bolsonaro, se negou a assinar o diploma conferido ao cantor.

Lula ficará na Europa até o próximo dia 26 de abril, e também fará novos acordos bilaterais com a Espanha, além de ratificar compromissos já existentes entre as nações.

O presidente já visitou a Argentina, Uruguai, Estados Unidos da América do Norte, China e Emirados Árabes Unidos.

A a embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes, que também é secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, disse:

“A visita do presidente está no contexto de relançamento das relações com a Europa e com o mundo. Na Europa, vamos começar por Portugal, é a porta de entrada do Brasil para a União Europeia”.

A guerra na Ucrânia, também está entre os temas a serem tratados na visita, pois o presidente Lula pensa em reunir os maiores número de países dispostos a negociar a paz entre os países envolvidos na guerra.

No dia 6 de maio, o presidente Lula irá para a coroação do Rei Charles III, no Reino Unido, sendo um dos convidados de honra para assistir a cerimônia. Na ocasião, Lula foi convidado para um encontro com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.