/EDITORIAL: 13 DE MAIO DE 1888 – A GRANDE LIBERTAÇÃO

EDITORIAL: 13 DE MAIO DE 1888 – A GRANDE LIBERTAÇÃO

Princesa Isabel, e a Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888. Imagem: ANH Notícias.

Neste dia 13 de maio de 2023, comemoramos 135 anos da abolição da escravatura no Brasil, o último país do mundo a por fim na dor de milhares de homens e mulheres, trazidos da África milenar, para sofrer na mão dos ricos senhores.

Foram mais de 3 séculos de subordinação racial, pelo qual a sorte de vidas humanas, eram traçadas pelo julgo dos senhores.

Os negros não tinham paz, não tinham descanso, não tinham nada. O que eles tinham era uma senzala, um feitor para tomar de conta, e o chão duro para dormir.

Muitos sequer completavam 30 anos de idade, pois o sol escaldante das lavouras, e as surras no pelourinho (pau instalado no meio das casas ou nas praças públicas), serviam de castigo impiedoso.

Falar deste dia, nunca será demais. Falar do dia 13 de maio, é voltar no tempo e repensar o quão tristes foram os nossos antepassados. Nossos pretos e pretas velhas, que nada tiveram de seu, se não o direito de de silenciar suas vidas, ante a força opressora dos ricos senhores.

Que o homem jamais volte a praticar a escravidão, pois nascemos para ser livres, e sendo livres, temos o sagrado direito de escolha. E que as nossas escolhas, sejam sempre em nome da LIBERDADE!

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.

TAGS: